eleições 2026

Kassab escala mediador para tentar ajuste entre Vanderlan e Caiado

A reunião entre o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e o senador Vanderlan Cardoso não teve o desfecho esperado. Mesmo acreditando em uma aliança ampla que fortaleça o partido, Kassab indicou o deputado federal Domingos Neto para atuar como mediador da articulação política em Goiás.

No encontro realizado nesta segunda-feira, o governador Ronaldo Caiado reafirmou sua intenção de ser candidato à Presidência da República e defendeu que o PSD integre a aliança em torno da candidatura de Daniel Vilela (MDB) ao governo estadual. Caiado ressaltou que a base aliada deve lançar uma chapa completa, com dois candidatos ao Senado — que, hoje, seriam a primeira-dama Gracinha Caiado e um nome indicado pelo PL.

Mesmo assim, Vanderlan não recuou. O senador decidiu manter seu posicionamento e confirmou a intenção de disputar a reeleição, destacando que, caso não seja pela base aliada, seguirá com candidatura avulsa. Segundo apurou a repórter Fabiana Puccineli, apesar dos impasses, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, considerou a reunião satisfatória.

Novos capítulos

O PSD em Goiás voltou ao centro do cenário eleitoral de 2026 com a filiação de Ronaldo Caiado, que tem a intenção de concorrer à Presidência da República. O novo momento do partido foi evidenciado por recentes declarações do deputado federal Ismael Alexandrino, que negociava sua saída da legenda e já havia se acertado com o PL, mas agora passou a defender o fortalecimento do PSD.

Em entrevista ao jornalista Jackson Abraão, o ex-presidente do PSD em Goiás, Vilmar Rocha, afirmou que o partido se fortalece, mas revelou que, a pedido de Kassab, deixou claro a Vanderlan que a orientação é para que ele não seja candidato ao Senado em 2026.

Leia Também

Na política goiana, também surgiram especulações sobre novas filiações ao PSD.


Leia mais sobre: / / Política

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares