Candidato à prefeitura de Goiânia pelo PSDB, o jornalista e empresário Matheus Ribeiro anunciou nesta segunda-feira (26) a criação de uma rede de hubs municipais voltada para jovens como parte de sua proposta de governo. O Núcleo de Inovação Professor Nion Albernaz (NION) contará com espaços de co-working voltados para jovens, autônomos e empreendedores. O anúncio ocorreu durante sabatina no Portal Notícias Goiás onde Matheus destacou que a sua própria campanha é a primeira a ter um QG em um coworking ao invés de grandes espaços.
Matheus explicou na entrevista ao jornalista Vinícius Portugal que o nome do núcleo é uma homenagem ao ex-prefeito Nion Albernaz, apontado como o melhor prefeito que Goiânia já teve. Segundo Matheus, Nion ficou conhecido por sua gestão inovadora e pelo cuidado dedicado à cidade e seus moradores. Matheus aponta que o projeto NION vai promover inovação, tecnologia e empreendedorismo, oferecendo aos jovens oportunidades concretas no mercado de trabalho.
“Eu sei que é possível a gestão municipal criar esses espaços nas regiões de Goiânia, que serão espaços de trabalho coletivo para que os nossos autônomos, empreendedores e jovens que estão buscando oportunidades, não apenas de emprego, mas de renda, possam trabalhar. Porque é disso que as pessoas precisam: estar à altura de sua própria história para que possam se sustentar”, explicou Matheus.”
De acordo com o candidato do PSDB, ainda na proposta, o espaço destinado ao NION será o Jóquei Clube, um prédio histórico projetado por Paulo Mendes da Rocha, um dos maiores nomes da arquitetura brasileira. “Vamos revitalizar e trazer o Jóquei Clube de volta para Goiânia. A desapropriação do prédio seria um benefício para todas as partes envolvidas e mostraria também que a prefeitura tem a capacidade de gestão necessária para devolver essa estrutura à cidade como um espaço útil”, acrescentou Matheus.
Escola de Oportunidades
Leia Também
Ainda em sua proposta de governo, Matheus Ribeiro destacou na entrevista a “Escola de Oportunidades”, que deverá ser composta por centros de aprendizado digital destinada a preparar jovens para novas profissões e mercados de trabalho, especialmente no setor digital. Estamos falando de um projeto inovador que visa oferecer um ambiente de aprendizado e treinamento para os jovens de Goiânia”, afirmou o candidato.
Matheus ressaltou ainda que o local não será apenas uma unidade educacional física feita de tijolos e cimento, mas sim, verdadeiros centros de treinamento e aprendizado digital que também poderão ter acessibilidade nas unidades de ensino municipais.
“A Escola de Oportunidades vem trazer um ambiente de estudo e conhecimento para aquelas pessoas que precisam se conectar a novas profissões e a novos mercados de trabalho, principalmente no digital, oferecendo uma oportunidade de aprendizado”, relatou o tucano.
Segundo Matheus, atualmente, uma grande parcela dos jovens vive de empregos que apenas os permitem sobreviver com o mínimo, sem incentivo da prefeitura para mudar essa situação. “Com a Escola de Oportunidades e o NION daremos novas chances de mercado aos jovens, além de posicioná-los no ambiente da tecnologia”, ressaltou.