Política

Retoma da popularidade de Lula é fruto de erros da direita e boas ações de comunicação, afirma cientista político.

Os dados da última pesquisa AtlasIntel, divulgada na quinta-feira, 25 de setembro, mostraram um cenário que consolida a liderança do presidente Lula para 2026, segundo análise do cientista político Antonio Lavareda.

Em entrevista ao canal do YouTube TV CGN, do jornalista Luis Nassif, Lavareda explicou que as ações da extrema-direita e de integrantes da família do ex-presidente Jair Bolsonaro fizeram a popularidade de Lula crescer, reforçando a identificação do presidente com parte da sociedade.

“A mudança na comunicação do governo Lula foi importante, uma comunicação que levou à cena uma contraofensiva à votação no Congresso, lá atrás, sobre a questão do IOF e, a partir dali, foi colocando em pauta a justiça tributária”, ressaltou o cientista político.

Antonio Lavareda destacou que, em apenas 90 dias, as ações da oposição, somadas à queda no preço dos alimentos, fizeram Lula retornar com força ao cenário político, projetando seu nome como um dos mais fortes para a disputa de 2026.

“A inflação de alimentos cedeu. Então, aquele mau humor da população por conta das contas de supermercado, das feiras, etc., foi substancialmente reduzido. E aí chegou o fator Trump. O fator Trump deu essa lufada de ar fresco na popularidade do governo. E, como você sabe, veio o julgamento de Bolsonaro. O julgamento também foi importante e contribuiu para uma leitura mais positiva sobre o governo Lula”, explicou Lavareda.

Leia Também

Ele considera que a retomada da popularidade do presidente o coloca, hoje, em um patamar acima do que o registrado em sua eleição de 2022. Para Antonio Lavareda, os dados apontam que Lula se encontra em uma situação eleitoral favorável para 2026.


Leia mais sobre: / / / Política

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares