O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, até então no Patriota, retorna ao MDB nesta quinta-feira (24/08) em solenidade no diretório regional do partido em Goiânia. O encontro, no fim da manhã, reunirá o presidente da legenda, Baleia Rossi, o ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (Patriota) e o vice-governador Daniel Vilela (MDB), mas não contará com a presença do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).
Além do próprio prefeito, havia expectativa de seu núcleo que a filiação contasse com a presença de Caiado. A participação do governador poderia ser visto como uma sinalização de seu apoio para as eleições em 2024, apesar do gestor já ter indicado que ouvirá Gustavo Mendanha e Daniel Vilela para bater o martelo.
Enquanto Vilmar retorna ao partido, Caiado estará em Santa Cruz de Goiás durante a transferência da capital. O município completa 294 anos no próximo dia 27 de agosto e o evento simbólico faz parte da celebração já que durante os anos de 1839 até 1870, era Santa Cruz a sede do Governo.
Vilmar Mariano, assim como Mendanha – que ainda irá marcar a data – pertenceu as fileiras do MDB até setembro de 2021 quando deixou o partido para acompanhar seu aliado e apoiá-lo na disputa ao Palácio das Esmeraldas, em 2022. Ambos encontraram morada no Patriota que bancou a candidatura mendanhista.
Após as eleições, a relação entre a base de Mendanha e Caiado, que antes era belicosa, pouco a pouco foi entrando em sintonia e a bandeira da paz foi hasteada e o caminho para ambos retornarem ao partido que os projetaram para além das fronteiras aparecidenses foi pavimentado.