A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado instalou, nesta quarta-feira (4), uma subcomissão destinada a acompanhar as investigações sobre fatos e condutas atribuídas ao Banco Master, alvo de suspeitas de fraudes bilionárias no sistema financeiro.
Composta por 13 membros, a subcomissão será coordenada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL). Ao anunciar a instalação do colegiado, o parlamentar classificou o caso como a maior fraude bancária já registrada no país e afirmou que a apuração deverá ocorrer sem omissões.
“Diante da gravidade dos fatos e da dimensão dos prejuízos, o caso precisa ser enfrentado com responsabilidade. Não haverá retaliação, mas tampouco haverá omissão caso se confirmem responsabilidades”, declarou o senador.
A criação da subcomissão ocorre em paralelo a pedidos de instalação de comissões parlamentares de inquérito (CPIs) para investigar o escândalo envolvendo o banco, controlado pelo empresário Daniel Vorcaro. As suspeitas apontam que as fraudes podem alcançar até R$ 17 bilhões.
Segundo Renan Calheiros, a atuação do novo colegiado não concorrerá com eventuais CPIs. “O trabalho será complementar. A fiscalização do sistema financeiro é uma atribuição constitucional da Comissão de Assuntos Econômicos, e é nesse âmbito que a subcomissão vai atuar”, afirmou.
Leia Também
Leia mais sobre: Política
Altair Tavares
Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares