O ministro não autorizou Lula a comparecer no velório do irmão, em 2019. (Foto: Divulgação)
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu perdão ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por ter barrado o petista na época em que estava preso em Curitiba, a comparecer no velório de seu irmão, Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá, que morreu em 2019 vítima de um câncer.
Na ocasião, a defesa de Lula pediu autorização à Justiça para que ele pudesse se reunir com familiares para a despedida do irmão, que aconteceu em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Portanto, juízes de instâncias inferiores negaram e a Polícia Federal também se manifestou contra, fazendo com que a decisão fosse parar no STF.
No Supremo, Toffoli concedeu o direito de Lula se encontrar com a família em uma unidade militar em São Paulo, com a possibilidade de o corpo de Vavá ser levado até ele, mas o político recusou e nunca se esqueceu do episódio. Em conversa com pessoas próximas, Lula já confessou que guarda profunda mágoa do ocorrido e tem evitado aproximação com Toffoli desde que passou a frequentar cerimônias oficiais como presidente eleito.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, na cerimônia de diplomação de Lula, que aconteceu no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última segunda-feira (12), Toffoli se aproximou do petista e pediu desculpas a ele. “O senhor tinha direito de ir ao velório. Me sinto mal com aquela decisão, e queria dormir nesta noite com o seu perdão”, afirmou ele. No entanto, Lula bateu na mão de Toffoli e disse para ele ficar tranquilo, pois depois os dois poderiam conversar de forma mais reservada.
O Plenário do Senado aprovou o uso de recursos dos fundos constitucionais de financiamento regional…
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado elegeu o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO)…
Em ato na em São Paulo que reuniu sete governadores e milhares de manifestantes pediram…
Os contribuintes têm três opções para fazer a declaração do Imposto de Renda 2025: pelo programa para…
Com a nova modalidade de crédito consignado criada pelo governo federal, voltada para trabalhadores da…
A secretária da Educação, Fátima Gavioli, reuniu-se na quinta-feira (03/04) com o diretor-geral da Fundação…
Este site usa cookies para aperfeiçoar a navegação