PUBLICIDADE
Saúde

Árvores de Goiânia terão nova metodologia de diagnostico de saúde

Técnicos analistas da Gerência de Arborização da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) participaram, nesta sexta-feira (4/4), de uma capacitação sobre o uso do penetrógrafo — equipamento que avalia a densidade do tronco das árvores, contribuindo para o diagnóstico da saúde das espécies. A oficina foi conduzida por professores e estudantes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O aparelho, adquirido pela Amma por meio de um Termo de Compensação Ambiental (TCA), passa a integrar as ferramentas técnicas utilizadas nos laudos que embasam decisões sobre podas e cortes de árvores na capital. “O penetrógrafo será mais uma fonte de informação importante na elaboração dos laudos, que legalmente devem considerar a avaliação fitossanitária e os conflitos com o mobiliário urbano”, afirmou a presidente da Amma, Zilma Peixoto.

PUBLICIDADE

A capacitação foi viabilizada a partir de uma parceria com a UFG. “Entramos em contato com os professores, que se prontificaram imediatamente a colaborar. Inclusive trouxeram alunos de Engenharia Florestal para participar”, destacou o diretor de Áreas Verdes da Amma, Gustavo Cruvinel. “Esse equipamento certamente será essencial para a elaboração de laudos técnicos mais precisos e responsáveis.”

Um dos responsáveis pela formação, o professor Matheus Chagas explicou que o penetrógrafo será utilizado de forma seletiva. “As árvores avaliadas com o aparelho serão previamente selecionadas com base em critérios visuais, como presença de patógenos ou inclinação”, detalhou.

PUBLICIDADE

O técnico Leandro Borges, que participou da capacitação, destacou a importância da nova ferramenta. “Em algumas situações, temos dúvidas sobre o risco real de queda de uma árvore. Com esse equipamento, ganhamos mais segurança na análise e na tomada de decisão.”

Leia Também

Para o gerente de Arborização, Jeferson Mendonça, a iniciativa representa um marco para a Amma. “Já contamos com um time altamente capacitado, e agora avançamos ainda mais com o uso dessa tecnologia”, avaliou.

PUBLICIDADE

A professora Francine Neves, também da UFG, reforçou que a metodologia apresentada visa ampliar os métodos de avaliação da arborização urbana. “A ideia é que o penetrógrafo se torne um instrumento complementar na análise da sanidade das árvores e na identificação de necessidade de intervenções.”

Fotos: Amma

Redação - Altair Tavares

Posts recentes

Taxa de alfabetização era de 49,3% no Brasil em 2023, diz Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na quinta-feira (3) os…

% dias atrás

Vacinação itinerante contra a raiva em cães e gatos começa em Aparecida

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e…

% dias atrás

Governo de Goiás conquista reconhecimento internacional por inovação na gestão pública

O Governo de Goiás alcançou reconhecimento internacional por excelência em inovação na gestão pública. Nesta…

% dias atrás

Supremo confirma que nova correção do FGTS não é retroativa

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu reafirmar que o Fundo de Garantia do Tempo de…

% dias atrás

Caiado defende harmonia entre os Poderes e sela entrada na corrida presidencial

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), deu a largada oficial à sua pré-campanha…

% dias atrás

“Não tem volta”, afirma Caiado sobre pré-candidatura

Durante discurso no ato político que marcou oficialmente o lançamento de sua pré-candidatura à presidência da…

% dias atrás