Caiado participa de mobilização histórica para avanços no SUS em Goiás
O governador Ronaldo Caiado participou, nesta quinta-feira (20/3), do Integra Saúde Goiás 2025, evento promovido pela Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) para mobilizar prefeitos e secretários municipais em torno de melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS) nos 246 municípios goianos. O encontro, realizado no Centro de Convenções de Goiânia, tem como objetivo alinhar estratégias, compartilhar boas práticas e fortalecer a rede de assistência à saúde da população goiana.
“Quando falamos em saúde pública, não podemos trabalhar isoladamente. O Integra Saúde Goiás é um passo essencial para fortalecer a rede de atendimento e garantir que cada goiano, independentemente da cidade onde mora, tenha acesso a um serviço de qualidade e resolutivo. A regionalização da saúde é um compromisso do nosso governo, e só avançamos quando unimos forças com os municípios”, destacou o governador Ronaldo Caiado.
Durante o evento, foram apresentados os projetos prioritários da saúde estadual e debatidos temas fundamentais como gestão e governança, educação permanente, ouvidoria e transparência, planejamento adequado e judicialização da saúde. A expectativa é promover integração entre as diferentes esferas de governo e estabelecer uma agenda conjunta para superar desafios regionais e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.
O secretário de Saúde de Goiás, Rasível dos Santos, ressaltou a importância da iniciativa. “Essa integração que estamos promovendo aqui hoje tem um grande impacto. É fundamental conhecer todos os programas e projetos disponíveis, compreender a intenção do governo e avançar na regionalização da saúde”.
Em seu discurso, o chefe do Executivo goiano enalteceu os projetos de saúde do Estado que vêm sendo conduzidos em prol de uma saúde pública mais eficiente e acessível para todos os goianos e criticou a falta de repasses corretos do Ministério da Saúde.
“O dinheiro não está sendo repassado corretamente, mesmo com os hospitais habilitados. Infelizmente, o Ministério da Saúde não cumpre com sua obrigação. Mas nós temos um compromisso firme com a descentralização da saúde e a ampliação do acesso à população. Nossa meta é que nenhum goiano precise percorrer grandes distâncias para receber atendimento especializado. Para isso, investimos na construção e ampliação de unidades hospitalares e na qualificação dos profissionais”.
No Integra Saúde Goiás, os participantes também tiveram a oportunidade de visitar estandes expositivos do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-GO), da Superintendência Regional do Ministério da Saúde e do Conselho Estadual de Saúde, que trouxeram iniciativas, serviços e ferramentas para apoiar a gestão da saúde nos municípios.
Fotos: André Saddi
Aparecida de Goiânia vai sediar a fase final dos dos Jogos Abertos de Goiás, competição…
A antecipação do décimo terceiro para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional…
Um dia depois de o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, anunciar inovações no Pix, o…
A 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) deferiu o pedido…
A prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), reuniu-se nesta…
O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, da Agência Goiana de Habitação (Agehab)…
Este site usa cookies para aperfeiçoar a navegação