Aumentando seu discurso contra o Governo Federal após o retorno da missão econômica no Japão, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, explicou que já determinou tanto ao secretário de Saúde, Rassivell dos Reis, quanto ao procurador-geral do Estado, Rafael Arruda, que identifiquem a falta de repasses para o setor da saúde por parte do Governo Federal e acionem o Supremo Tribunal Federal.
Em coletiva, o governador explicou que existem muitas promessas e pouca ação por parte do Governo Federal “Eu vou agora determinar ao meu secretário de Saúde que repasse todos os dados ao meu procurador-geral do Estado. E entraremos no Supremo Tribunal Federal para receber o que nunca recebemos: a contrapartida de um hospital de Águas Lindas. Nunca recebemos um repasse de seis policlínicas que nós estamos mantendo para atender à população de Goiás. Não recebemos nossa parte de medicamentos de alto custo. Então, é só o Estado que deve manter tudo isso?”, ressaltou o governador.
Ele destacou ainda que um estudo divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde mostra que, em todo o Brasil, houve queda no investimento federal na saúde “O Estado, no caso aqui de Goiás, está aplicando mais de 20% acima do valor que é o piso constitucional, que seria de 12%. No ano passado, a gente fechou em 14,31%. Já estamos em 17% agora. Se fizermos um corte neste momento, analisando os empenhos e a questão orçamentária em relação à receita estimada do Estado, já temos uma estimativa em torno de 17%,” ressaltou o secretário Rassivell.
Leia Também
Leia mais sobre: Brasil / Saúde
Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares