Pesquisa da Revista Saúde realizada via internet com 2.405 brasileiros de todas as regiões do país, apontou que quase 40% dos homens de até 39 anos e 20% daqueles com mais de 40 só vão ao médico quando se sentem mal. A campanha Novembro Azul surgiu com o propósito de alertar os homens que se o câncer de próstata for diagnosticado no início, existem grandes chances de cura. Para isso, os homens devem ir ao médico regularmente. Em alusão ao movimento, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG está promovendo uma série de ações para orientar a população de uma forma geral.
A partir desta sexta-feira, 1º de novembro, a fachada da unidade hospitalar estará iluminada na cor do movimento. Também serão distribuídos laços azuis para os colaboradores. No dia 7, profissionais do Serviço de Urologia vão orientar os pacientes que estiverem aguardando por consultas no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata.
No dia 14, o HGG promove uma manhã com orientações para a população no projeto Saúde na Praça, com serviços gratuitos de aferição de pressão e testes de glicemia. Além disso, profissionais do Núcleo de Orientação Interdisciplinar em Sexualidade (NOIS) também estarão tirando as dúvidas dos participantes. Nos dias 8 e 9 de novembro, mais de 10 pacientes passarão por cirurgia, incluindo àqueles homens que foram acometidos por câncer de próstata