Combate

Prefeitura de Goiânia irá vistoriar 1.116 imóveis fechados e abandonados para combate à dengue

Ação será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e de chaveiros

A Prefeitura de Goiânia iniciou nesta segunda-feira (2/2) a operação para vistoriar 1.116 imóveis fechados e abandonados, com objetivo de eliminar focos do mosquito da dengue e aplicar larvicidas, protegendo toda a região. A ação será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e de chaveiros.

Na ação, as equipes irão entrar nos locais abandonados, realizar a ação de combate à dengue e, em seguida, o local será fechado, preservando a integridade do imóvel e as condições de segurança em que ele foi encontrado.

A iniciativa é fundamentada pela Lei 13.301/2016 que permite a entrada de agentes de saúde em imóveis públicos e particulares, em situação de abandono, ausência ou recusa de pessoa que possa permitir o acesso, quando a ação é essencial para a contenção de doenças.

“Nós estamos tentando cercar de todas as formas possíveis para que a gente consiga abarcar a melhor quantidade possível de locais, com manejos que nossos agentes têm nas unidades de urgência, emergência e de saúde básica, que nos acionam à medida que eles vão fazendo as notificações”, afirma o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Flávio Toledo.

Leia Também

Ele explica também que entre os cuidados recomendados pela SMS no combate à dengue estão o recolhimento regular e o descarte adequado de resíduos. “Os moradores não devem deixar copos, garrafas plásticas, embalagens, caixas e pneus nos quintais durante o período chuvoso. Os vasos de planta precisam estar cheios de areia e as vasilhas de água dos animais precisam ser higienizadas diariamente”, ensina.

“É preciso ter atenção também com brinquedos, boias, lonas e objetos que ficam expostos à chuva e podem acumular água. As caixas d’água devem estar tampadas, as piscinas adequadamente tratadas e as calhas, ralos e pias limpos, sem acúmulo de água”, explica o superintendente.

_Foto: Alex Malheiros


Leia mais sobre: / Goiânia / Saúde

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares