Saúde

Saúde de Goiás conquista prêmio nacional em inovação digital

Saúde de Goiás conquista prêmio nacional em inovação digital
Saúde de Goiás conquista prêmio nacional em inovação digital

Pasta levou segunda colocação no Prêmio Abep-Tic 2025 com projeto que promove troca segura e padronizada de dados laboratoriais entre hospitais, laboratórios e sistemas de saúde

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde (SES-GO), conquistou o segundo lugar no Prêmio Abep-Tic 2025, na categoria Melhor solução de Governo Digital Orientada ao Cidadão, com o projeto Interoperabilidade de Exames Laboratoriais com HL7®️ FHIR®️. A premiação foi realizada na quinta-feira (7/8), em Brasília (DF), durante o Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública – Secop 2025.

A iniciativa, desenvolvida pela Superintendência de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital (Sutis), promove a troca segura e padronizada de dados laboratoriais — como hemogramas — entre hospitais, laboratórios e sistemas de saúde. O concurso recebeu ao todo 270 projetos de órgãos do setor público de todo o Brasil, incluindo as três esferas de governo: federal, estadual e municipal. Entre os finalistas, apenas uma pasta de saúde: a SES-GO.

Para o titular da SES-GO, Rasível Santos, a conquista reforça o compromisso do Governo do Estado e da secretaria com a inovação e a transformação digital. “Esse prêmio vem coroar todo o trabalho da secretaria e da nossa equipe de TI, que tem colocado o cidadão no centro do cuidado, para que possamos, cada vez mais, cuidar de todas as pessoas com saúde e levando para elas a presença do Estado por meio da tecnologia da informação”, celebrou. O Prêmio Abep-Tic destaca iniciativas que geram impacto real na vida da população, estimulando a modernização e a excelência no serviço público.

Padronização
Segundo a subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura da SES-GO, Ana Carolina Abrahão, o projeto garante a implementação de hemogramas em HL7®️ FHIR®️, uma linguagem computacional extremamente complexa, que permite a interoperabilidade entre dados públicos e privados, com poder de padronização dos dados de saúde em escala global, de forma mais fluida e simples.

Leia Também

“O cidadão que realizar um hemograma em um laboratório privado, por exemplo, terá condições de enxergar isso dentro de seu prontuário eletrônico, mesmo que depois ele vá continuar o acompanhamento em uma unidade de saúde pública e vice-versa. Esse é o caminho do futuro, porque, nessa perspectiva, o proprietário de seus dados de saúde é o cidadão”, explicou.

A superintendente de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital, Luiselena Esmeraldo, lembrou que este é o terceiro ano consecutivo em que a SES-GO é premiada pela Abep-Tic. “Em 2023, a secretaria foi coroada com a ferramenta Classificação de Atenção ao Recém-Nascido e, em 2024, com o Programa Meu PEP e a inteligência artificial SUSi”.

Outros vencedores
O primeiro lugar da categoria disputada pela SES-GO ficou com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul, com o projeto Ecossistema Digital como Estratégia de Resposta e Reconstrução em Contexto de Calamidade no RS. Já a terceira colocação foi conquistada pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), com o aplicativo Poupatempo.SP.GOV.BR.

Fotos: Marco Monteiro


Leia mais sobre: / Saúde

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares