Saúde

Saúde garante proteção de grupos prioritários contra dengue com entrega gratuita de repelentes

Distribuição beneficia gestantes, crianças, idosos, população em situação de rua e trabalhadores de campo, limpeza urbana e feirantes

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou a distribuição gratuita de 9,6 mil unidades de repelentes para grupos prioritários. A medida reforça as ações de combate à dengue na capital. Nesta última quarta-feira (11/2), a equipe do Consultório na Rua, do Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Deputado João Natal, no setor Vila Nova, entregou mais de 200 unidades para pessoas em situação de rua, atendidas no Centro Pop.

“Estamos reforçando a proteção justamente de quem mais precisa, com uma ação preventiva contra a dengue. A distribuição gratuita dos repelentes integra nosso conjunto de estratégias de enfrentamento ao mosquito, ao lado das visitas domiciliares, vistorias de imóveis, vacinação e orientação à população, garantindo mais cuidado, segurança e acesso à prevenção para os grupos prioritários”, explica o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.

Receberão os repelentes gestantes que fazem pré-natal nas unidades de saúde da rede, crianças de 2 a 12 anos, idosos, população em situação de rua e trabalhadores de campo, limpeza urbana e feirantes. “Com o aumento dos caso de dengue em Goiânia, a secretaria distribuiu os repelentes para as unidades, que vão entregar à população. Essa é mais uma ação de prevenção e combate a dengue”, reforçou o agente de combate a endemias, Leandro Vilela.

As 800 caixas de repelentes, com 12 unidades cada, foram entregues em 50 unidades da rede municipal de saúde da capital. As unidades que receberam os produtos foram definidas a partir dos dados da rede de atenção primária sobre onde há maior registro de atendimentos aos grupos prioritários. A Superintendência de Vigilância em Saúde elaborou o plano integrado de entrega com base nos critérios epidemiológicos e definiu o público atendido.

Leia Também

Reginaldo da Silva Cruz, de 31 anos, foi atendido no Centro Pop e aproveitou a oportunidade para pegar uma unidade de repelente. “Eu ganhei esse repelente contra a dengue e o pessoal me explicou que tenho que passar duas vezes por dia. Isso vai me ajudar bastante nas ruas, vai ser muito útil para eu me proteger dos mosquitos à noite e durante o dia. Tenho só a agradecer as equipes e a prefeitura, muito obrigado mesmo”, agradeceu.

Fotos: Divulgação/SMS


Leia mais sobre: / / Saúde

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares