Saúde pública • atualizado em 06/02/2026 às 09:23

Goiânia emite alerta epidemiológico após confirmação de raiva em morcego

Animal infectado foi encontrado no Setor Colônia Santa Marta; Secretaria de Saúde reforça vacinação de cães e gatos e orienta população a evitar contato com animais silvestres
Divulgação/SMS Goiânia
Divulgação/SMS Goiânia

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), emitiu nesta quinta-feira (5) um alerta epidemiológico após a confirmação do primeiro caso de raiva em morcego na capital. O animal foi encontrado morto no Setor Colônia Santa Marta e testou positivo para o vírus da doença.

Segundo o gerente de Controle de Animais Sinantrópicos da SMS, Daniel Graziani, não há registro de contato do morcego com pessoas ou animais domésticos. “O animal foi encontrado caído e morto, sem histórico de interação com humanos ou pets. Ainda assim, a circulação do vírus entre animais silvestres exige atenção redobrada”, afirmou. Ele reforçou a importância de manter a vacinação antirrábica de cães e gatos em dia.

A raiva é uma doença viral grave, caracterizada por encefalite aguda, com letalidade próxima de 100%. Em 2025, o Brasil já confirmou três casos de raiva humana, todos com evolução para óbito.

Graziani alerta que morcegos e macacos não devem ser tocados quando encontrados no solo. “Os morcegos não costumam permanecer no chão. Quando isso acontece, o animal pode estar doente ou debilitado, aumentando o risco de transmissão para pessoas e animais domésticos”, explicou.

De acordo com a SMS, ao encontrar um morcego ou macaco morto, a orientação é isolar o local, cobrindo o animal com um balde ou caixa para evitar contato, e acionar imediatamente a Diretoria de Vigilância em Zoonoses pelos telefones (62) 3030-4056 ou 3030-4121.

Leia Também

Vacinação antirrábica

Em situações de mordidas, arranhões ou qualquer tipo de contato com animais domésticos ou silvestres — especialmente morcegos — a recomendação é procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível para avaliação e, se necessário, início da profilaxia contra a raiva.

“Os morcegos são, em sua maioria, frugívoros e não atacam seres humanos, mas podem transmitir o vírus a cães e gatos. Por isso, a principal forma de prevenção continua sendo a vacinação dos animais domésticos”, destacou o gerente.

A Prefeitura de Goiânia oferece vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos em dez pontos da capital, das 8h às 17h. Confira os locais:

  • Centro de Zoonoses – Rodovia GO-020, Km 08, Fazenda Vau das Pombas (segunda a sexta)
  • Distrito Sanitário Norte – Rua Carijós, 260-402, Setor Urias Magalhães (quartas-feiras)
  • Distrito Sanitário Sul – Praça C-221, s/n, Jardim América (quartas-feiras)
  • Distrito Sanitário Leste – Avenida Cristóvão Colombo, 136, Jardim Novo Mundo (quartas-feiras)
  • Distrito Sanitário Sudoeste – Avenida Milão, s/n, Residencial Eldorado (quartas-feiras)
  • Distrito Sanitário Campinas-Centro – Rua 67-A, 221, Setor Norte Ferroviário (quartas-feiras)
  • Distrito Sanitário Noroeste – Avenida do Povo, Quadra 81, Lote Área, Jardim Liberdade (quartas-feiras)
  • UPAVet – Avenida José Martins Guerra, s/n, Jardim Balneário Meia Ponte (segunda a sexta)
  • Hospital Veterinário da UFG – Avenida Esperança, Campus Samambaia (segunda a sexta)

Leia mais sobre: Sem categoria

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares