Novo espaço visa atender a demanda por leitos intensivos pediátrico e amplia o atendimento neurocirúrgico na região
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai inaugurar sua UTI Pediátrica na próxima segunda-feira (22/07), às 14h.
O evento contará com a presença de convidados e autoridades, estando confirmadas as presenças dos gestores do HC-UFG; do presidente da Ebserh, Arthur Chioro; do secretário estadual de saúde, Rasível Santos (representando o governador Ronaldo Caiado); da deputada federal Flávia Morais; e da reitora da UFG, Angelita Lima. Estão pendentes de confirmação as presenças do ministro da Educação, Camilo Santana, e da ministra da Saúde, Nísia Trindade, entre outros parlamentares.
A nova unidade ocupará uma área de 1,5 mil m2, no 5º andar, do Edifício de Internações inaugurado em 2020. Os equipamentos médico-hospitalares e o mobiliário foram custeados com recursos da Rede Ebserh, além de R$ 1,2 milhão em emendas parlamentares. Além disso, a Ebserh reforçou a equipe assistencial por meio de concurso público, garantindo a contratação de profissionais para atender a demanda. Serão 56 profissionais da assistencial atuando diretamente na UTI Pediátrica, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.
Com 50 anos de atuação na área da pediatria, o HC sempre se destacou pela qualidade do atendimento oferecido à população de Goiás. No entanto, a falta de leitos intensivos pediátricos no estado tem gerado uma demanda não atendida, resultando em longas esperas por vagas e impedindo a realização de cirurgias importantes. Assim, a nova UTI visa minimizar essa situação e proporcionar um campo de estágio para mais profissionais da saúde, contribuindo para a formação de futuros especialistas no atendimento pediátrico.
Leia Também
Rede Ebserh
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.