O Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI) retomou a realização de cirurgias eletivas pediátricas, ginecológicas e obstétricas. Segundo a Prefeitura, neste ano também foram realizados 1.701 atendimentos de urgência e emergência, além de 660 consultas e exames ambulatoriais e 321 partos.
De acordo com o médico e assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Frank Cardoso Barbosa Viana, a retomada das cirurgias eletivas representa a consolidação de todo o processo de restabelecimento da maternidade. “Estamos restabelecendo os serviços dia após dia. Agora temos o retorno das cirurgias ginecológicas, obstétricas e infantis, com expectativa de mais de 100 procedimentos por mês. Isso garante assistência, qualidade e atendimento para gestantes e crianças”, detalha.
Dentre as especialidades, o HMDI voltou a realizar cirurgias eletivas ginecológicas e de mama, como histerectomias, miomectomias, laqueaduras, correção de prolapso genital e tratamento cirúrgico de complicações obstétricas. Para organizar o acesso, a SMS está revisando a fila de espera, que inclui pacientes desde 2021. “Chamamos esse processo de higienização da fila. O objetivo é identificar quem mais precisa do atendimento com agilidade e garantir que a assistência chegue a quem tanto merece”, explica Frank.
A diretora-geral da unidade, Anna Carolina Sampaio Garcia, reforça que os avanços só foram possíveis graças a medidas emergenciais de recomposição de estoques, aquisição de equipamentos e início de reformas estruturais.
“Já retomamos procedimentos neonatais, eletivos e exames de imagem. Em setembro, já contabilizamos 89 cirurgias, sendo 79 de urgência e 10 eletivas. Os pacientes já começaram a ser encaminhados pelo Complexo Regulador Municipal. Nosso próximo passo é liberar leitos e retomar 100% dos procedimentos em todas as especialidades”, informa.
Leia Também
Leia mais sobre: Sem categoria
Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares