Gestão municipal • atualizado em 09/09/2025 às 18:17

Prefeitura de Goiânia firma cooperação com PRF para ampliação da segurança pública com troca de dados

Com a assinatura do termo, a capital inaugura, segundo a prefeitura, um modelo de integração que deve ser expandido para outros municípios do país
Foto: Alex Malheiros
Foto: Alex Malheiros

O prefeito Sandro Mabel assinou, nesta segunda-feira (9/9), termo de cooperação técnica com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), tornando Goiânia a primeira cidade do Brasil a firmar parceria voltada ao compartilhamento de dados para o enfrentamento da criminalidade. O acordo prevê a troca de informações entre a PRF e a Guarda Civil Metropolitana (GCM), que também atuará na ampliação da segurança pública na capital.

A assinatura ocorreu no gabinete do prefeito e contou com a presença do superintendente da PRF em Goiás, Evandro Dalton, do chefe de gabinete da PRF, Renato Castro, do procurador-geral do município, Wandir Allan, do secretário de Infraestrutura Urbana, Francisco Lacerda, do secretário particular, Ariel Viveiros, e do comandante da GCM, Gustavo Toledo. Durante a cerimônia, o prefeito ressaltou que a integração entre as forças de segurança é fundamental para tornar Goiânia uma cidade mais segura.

“Estamos firmando um convênio importantíssimo que vai permitir a troca de informações entre a PRF e a nossa Guarda Civil Metropolitana. Com essa integração, vamos ter acesso a dados e ocorrências em todo o país, o que fortalece o combate a roubos, furtos e assaltos. Goiânia não pode conviver com a criminalidade e, por isso, estamos investindo em ações que tragam mais segurança à população”, afirmou Mabel.

O superintendente da PRF em Goiás, Evandro Dalton, destacou que a capital goiana é pioneira nesse tipo de parceria. “A PRF tem buscado, em âmbito nacional, firmar cooperações com municípios. Goiânia é a primeira cidade a aderir, e acreditamos que essa iniciativa vai trazer mais segurança à sociedade. A Guarda Municipal terá um papel fundamental no uso dessas ferramentas e não temos dúvida de que os frutos dessa integração serão fantásticos”, disse.

Leia Também

Leia mais sobre: Sem categoria

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares