O pré-candidato a prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), afirma que vai mudar completamente o trânsito da capital, caso eleito em outubro. Explicou que já nos primeiros 100 dias serão adotadas medidas que devem aumentar o fluxo de veículos em até 30% nas principais vias urbanas da capital. Mas também apresentará medidas, com execução de curto e médio prazos, para tornar o trânsito da cidade um dos melhores do País em até dois anos de gestão.
“Para os primeiros 100 dias de gestão temos um plano emergencial, mas nosso projeto a longo prazo vai revolucionar o trânsito”, disse Sandro Mabel nesta segunda-feira (22/7) em sabatina na Rádio Difusora. Ele explicou que sua equipe estuda ferramentas e estratégias para aplicação em Goiânia. E garantiu ser possível ampliar o fluxo e tornar o trânsito mais inteligente.
O pré-candidato conheceu na Finlândia, em maio deste ano, tecnologias que monitoram o tráfego e fazem a gestão dos semáforos de acordo com o fluxo. “Temos também tecnologias nacionais especializadas neste assunto. Estou conhecendo todas para encontrarmos a que melhor atende às nossas necessidades em Goiânia”, afirmou.
Sandro Mabel ainda diz que o trânsito será uma questão importante para sua gestão e que vai cuidar da área pessoalmente. “Estamos construindo um plano de uma cidade que seja boa para as pessoas. Cuidar do trânsito é cuidar das pessoas, que vão passar menos tempo no caminho, menos tempo estressados. Vamos fazer uma mudança considerável”, frisou.
100 dias
Leia Também
Para o período emergencial dos 100 primeiros dias de gestão, Sandro Mabel destaca que serão aplicadas medidas como a liberação da conversão à direita mesmo com sinal fechado. Desde abril de 2020 o Código de Trânsito Brasileira permite essa movimentação desde que haja sinalização. “Isso já é realidade em muitos países e aqui nem se discute. É uma medida simples que pode adiantar muito, mas lembrando que a prioridade é o pedestre sempre.”
Outra medida emergencial será permitir que os motociclistas possam trafegar pelo corredor que hoje é exclusivo para ônibus. “São pequenas ações que, somadas, vão melhorar o fluxo e aumentar a velocidade dos veículos em 30%, pelo menos.”
Leia mais sobre: Política / Sem categoria