A Meta, que engloba empresas como Instagram, Facebook e Whatsapp, anunciou que está desenvolvendo uma inteligência artificial capaz ajudar quem quer se comunicar em inglês ou outros idiomas. O recurso irá criar gravações de voz a partir de texto, editar áudios, imitar a voz de usuários e até permitir que uma pessoa fale em outros idiomas.
A novidade se chamará Voicebox e, atualmente, está em estágio experimental. Apesar disso, a promessa é de que uma de suas principais tarefas seja que a inteligência artificial consiga que uma pessoa fale e se comunique sem problemas em outro idioma com a própria voz, mesmo sem saber falar outra língua.
Ou seja, o Voicebox irá processar um áudio do usuário e criar uma voz artificial similar à original, permitindo que ela leia textos em seis idiomas (inglês, francês, alemão, espanhol, polonês e português e tantas outras línguas).
O recurso, que é bastante similar ao Personal Voice, anunciado pela Apple em maio – novidade vai permitir que usuários de iPhones e iPads criem vozes artificiais idênticas às suas – mostra, mais uma vez a corrida tecnológica entre as empresas. Isso por que, recentemente, houve o anúncio do óculos de realidade mista que será lançado pela Apple, o Vision Pro, e que algo parecido está sendo projetado pela Meta.