O presidente da JAC Motors e fundador do Grupo SHC, Sergio Habib, afirma que a escolha por carros elétricos no Brasil pode representar um grande desafio para os consumidores. Segundo ele, fatores como desvalorização acelerada e dificuldades para recarregar as baterias tornam a experiência com esse tipo de veículo mais complexa do que se imagina.
“O carro elétrico é diferente do carro a combustão, mas não podemos dizer que ele é melhor. Isso depende de onde e como você vai usá-lo. Por exemplo, se o uso é urbano e a pessoa mora em uma casa com ponto de recarga, o carro elétrico é sensacional”, explica Habib.
Ele destaca, porém, que a desvalorização desses veículos é uma realidade no Brasil e em outras partes do mundo. “Um amigo meu relatou que pagou R$ 280 mil no carro. A oferta que recebeu foi de R$ 140 mil. Isso é 50% do valor. Tenta vender um Mini elétrico, que tem autonomia baixa. Outro exemplo: ele também tem um Volvo 100% elétrico, que custou R$ 420 mil. A própria Volvo ofereceu R$ 205 mil na recompra”, relatou o executivo.
O especialista explica que existe um problema crônico na aquisição do carro elétrico que não será fácil de ser resolvido. Para ele a questão de locais de recarregar as baterias são um dos grandes problemas.
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Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares