PUBLICIDADE
Categorias: Tecnologia

Governo de Goiás faz desafio de programação voltado para o desenvolvimento sustentável

Ação é realizada em parceria com o Sebrae durante a Campus Party, maior festival de tecnologia do país, que é feito no Passeio das Águas Shopping

O Governo de Goiás realiza um hackathon (desafio de programação) a fim de incentivar soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável no estado. Com o tema “Como desenvolver soluções tecnológicas e sociais integradas que promovam a gestão sustentável de recursos?”, o hackathon conta com 279 inscritos de várias cidades goianas e outros 12 estados, que se reúnem durante a Campus Party Goiás, presencial e remotamente, em equipes de três a cinco pessoas. Os vencedores vão ganhar prêmios de R$ 2 mil a R$ 5 mil, além de computadores doados pelo programa Sukatech.

PUBLICIDADE

O desafio é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com o Sebrae Goiás. O objetivo é promover o desenvolvimento de soluções inovadoras no estado, utilizando a tecnologia para resolver desafios ambientais, climáticos e sociais, criando um impacto positivo nas comunidades e promovendo a eficiência urbana. O hackathon começou na quinta-feira (28) e termina neste sábado (30), na Arena Disrupção da Campus Party, maior festival de tecnologia do país e que é realizado no Passeio das Águas Shopping, com apoio do governo estadual.

“Nós acreditamos que a tecnologia e a inovação devem ser usadas para melhorar a vida das pessoas. Em Goiás, sempre atuamos com isso em vista e este hackathon envolve uma questão central na sociedade atual: encontrar soluções tecnológicas para enfrentar, de maneira eficaz, os impactos ambientais, da prevenção às queimadas à otimização do uso de recursos hídricos e a melhoria da qualidade do ar”, explica José Frederico Lyra Netto, titular da Secti.

PUBLICIDADE

O hackathon surgiu da necessidade urgente de desenvolver tecnologias e estratégias que não apenas reduzam os danos ambientais, mas também preparem as comunidades, tanto urbanas quanto rurais, para enfrentar as novas realidades impostas pelas mudanças climáticas. “Nosso projeto é criar um ‘incentivo verde’. Estamos buscando gamificar ações da população a fim de reduzir o impacto ambiental das empresas. Isso funcionaria em um sistema no qual as pessoas receberiam pontos de acordo com ações específicas para trocar por produtos e, do outro lado, as empresas fariam a compensação ambiental”, afirma Júlio César Oliveira, um dos competidores do desafio.

Leia Também

O evento
A Campus Party Goiás é um dos eventos de inovação e tecnologia mais importantes do país e já está em sua sexta edição no estado, sendo a quarta presencial (em 2020, devido à pandemia, foi realizada em formato virtual e, em 2021, de maneira híbrida). O evento, que é uma parceria do Instituto Campus Party com as secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Geral de Governo (SGG), tem uma parte gratuita com muitas atrações para a população. Também há ingressos disponíveis para a participação na feira, na área paga, no endereço eletrônico https://brasil.campus-party.org/cpgoias4/ingressos/.

PUBLICIDADE

O Governo de Goiás, em parceria com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e com o RedeMob Consórcio, ainda disponibiliza transporte coletivo gratuito para o evento. Os ônibus estão circulando desde quarta-feira (27/11) e vão até domingo (1º/12), das 9h às 22h35. A linha tem a denominação Passeio das Águas /Praça Universitária/Campus Party 2024.

Fotos: André Bianchi

Redação - Altair Tavares

Posts recentes

Jogos abertos de Goiás serão realizados em Aparecida de Goiânia

Aparecida de Goiânia vai sediar a fase final dos dos Jogos Abertos de Goiás, competição…

% dias atrás

INSS: decide antecipar pagamento do 13º para aposentados; veja calendário

A antecipação do décimo terceiro para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional…

% dias atrás

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

Um dia depois de o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, anunciar inovações no Pix, o…

% dias atrás

TRF2 concede prisão domiciliar ao ex-deputado Roberto Jefferson

A 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) deferiu o pedido…

% dias atrás

Equatorial é cobrada para organizar poda de árvores em Goiânia

A prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), reuniu-se nesta…

% dias atrás

Governo de Goiás abre 4 mil vagas do Aluguel Social em Goiânia

O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, da Agência Goiana de Habitação (Agehab)…

% dias atrás