A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza a busca ativa de jovens e adultos, para preencher vagas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A mobilização garante a entrada e a permanência dos estudantes na modalidade de ensino e, como resultado desse esforço, mais de 60 novas matrículas foram efetivadas apenas na primeira semana de julho.
As matrículas podem ser realizadas a qualquer momento. A busca ativa escolar consiste em uma estratégia da administração educacional cujo objetivo é diminuir a evasão escolar, por meio de estreitamento de laços com a comunidade escolar, visitas, rodas de conversa, mapeamento do público-alvo e demais atividades que envolvem servidores da educação, professores e estudantes.
Goiânia tem 16 escolas em diferentes regiões, com professores qualificados, jantar todas as noites, material escolar e uniforme gratuitos. Os jovens e adultos que não concluíram a primeira fase do Ensino Fundamental e desejam retomar ou iniciar os estudos podem ser matriculados sem exigência de documentação escolar, desde que apresentem o documento pessoal e comprovante de endereço.
Neste ano, foram criadas 9 turmas do Programa Brasil Alfabetizado, somando oito extensões ativas e 18 turmas regulares, sendo duas delas em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG-GO), com cerca de 120 estudantes de cursos de informática recebendo incentivo de R$120 a cada dois meses, reforçando a inclusão e a autonomia, por meio da tecnologia.
Visando à qualificação profissional, as aulas em parceria com o IFG são no formato on-line em tempo real, com interação entre professores e estudantes, em média a cada 15 dias, além de atividades e aulas gravadas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem.
As matrículas podem ser realizadas presencialmente nas escolas.
Fotos: Divulgação/SME
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!