MPF não vê irregularidades em cobrança de passaporte da vacina pela UFG

O Ministério Público Federal (MPF) em Goiás promoveu, na última segunda-feira (14/03), o arquivamento de procedimento extrajudicial instaurado a partir de representações que sustentavam suposta ilegalidade na exigência de comprovante de vacinação para frequentar as dependências da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Leia mais

As manifestações recebidas pelo MPF argumentavam que a exigência supostamente feria o direito constitucional de acesso ao ensino. De acordo com procuradora da República Mariane Guimarães de Mello Oliveira, em que pese a insatisfação alegada pelos representantes, não se vislumbram inconstitucionalidade, ilegalidade ou desproporcionalidade no encargo exigido pela UFG, uma vez que se trata de assunto de cunho administrativo, inerente à autonomia universitária concedida às universidades pela constituição.

Leia mais

Para o MPF, além da autonomia legalmente prevista às universidades para disciplinar o uso de seus espaços, a vacinação é uma questão de responsabilidade social, contribuindo para a preservação da saúde de toda uma coletividade. “Trata-se, por fim, de uma questão de empatia ao próximo e de respeito à vida”, pontua a procuradora.

Leia mais

Na promoção de arquivamento, o MPF sustenta que o Supremo Tribunal Federal afastou as chamadas “medidas invasivas, aflitivas ou coativas”, mas reconheceu a possibilidade de serem implementadas medidas indiretas, inclusive com restrição ao exercício de certas atividades ou à frequência de determinados lugares.

Leia mais

Procuradores da República na mesma linha de atuação – ontem (15/03), o MPF manifestou-se, por meio do procurador da República Wilson Rocha Fernandes Assis, pela denegação da ordem de habeas corpus impetrado pela Defensoria Pública da União (DPU) para que o Conselho Universitário da Universidade Federal de Jataí (UFJ), em Goiás, revogasse parcialmente resolução que obriga a apresentação de passaporte vacinal nas dependências daquela instituição de ensino superior.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Ciberjornal