Segue até o próximo dia 31 de julho o prazo para recadastramento obrigatório de feirantes e ambulantes que atuam em Aparecida de Goiânia. A ação busca organizar e atualizar os registros municipais, assegurando a regularização das atividades comerciais exercidas em espaços públicos, promovendo justiça fiscal, ordenamento urbano e valorização dos feirantes e ambulantes, conforme explica a Secretaria Municipal de Planejamento e Regulação Urbana.
É possível fazer o recadastramento on-line ou presencial. Para se recadastrar on-line, basta acessar o site aparecida.go.gov.br, clicar em “Todos os Serviços”, na página principal, e, em seguida, no botão “Recadastramento de Feirantes“. Quem escolher o atendimento presencial, deve ir a qualquer unidade do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.
Os profissionais devem comparecer munidos de documento de identificação com foto (RG ou CNH), CPF, comprovante de endereço atualizado e declaração de atividade exercida e local de atuação.
Neste ano, a gestão do prefeito Leandro Vilela instituiu várias medidas para beneficiar diretamente esses profissionais. Vilela determinou que se o feirante ou ambulante pagar à vista a Taxa Anual de Licença para o Exercício de Comércio ou Atividade Eventual 2025, ficam perdoadas as taxas de 2022, 2023 e 2024.
As medidas entraram em vigor em maio, pelas Leis Complementares nº 238 e nº 239 de 2025. Além disso, uma nova metodologia de cálculo foi implementada, reduzindo os valores cobrados e tornando o tributo mais justo. Um exemplo é a redução de R$ 558 para R$ 176 na taxa de uma banca de 1 metro quadrado utilizada em até sete feiras semanais.
Para o secretário de Planejamento, Andrey Azeredo, as novas regras aproximam os valores cobrados em Aparecida à realidade de outras grandes cidades e atendem reivindicação da categoria.
Ele ressalta que também foi concedida uma redução de 50% nas taxas para os vendedores ambulantes, o que representa um gesto concreto de valorização desses profissionais na economia local.
“A gestão Vilela tem como missão valorizar quem trabalha de forma honesta e dentro da legalidade. Com esse recadastramento, vamos garantir mais segurança jurídica aos feirantes e ambulantes e mais organização para o município. Desta forma garantimos também melhores condições para o exercício da atividade”, afirma ele.
O não comparecimento dentro do prazo estabelecido poderá resultar na suspensão temporária do alvará ou da autorização de funcionamento, conforme previsto na legislação.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!