O Governo de Goiás prevê iniciar as obras de duplicação da GO-330, entre Catalão e Ipameri, no segundo semestre de 2025. O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, anunciou a medida nesta quinta-feira (27/3), ao apresentar o projeto de engenharia, financiado com recursos de duodécimos estaduais, durante sessão solene na Assembleia Legislativa (Alego).
O Governo de Goiás estima investir mais de R$ 400 milhões na duplicação da GO-330, que será realizada por etapas, em três segmentos, estratégia adotada para agilizar a execução das obras. O primeiro trecho compreende os 12 quilômetros que ligam Catalão à GO-305, o segundo chega até a ponte Veríssimo e, na terceira etapa, se estende até Ipameri.
“Nosso planejamento é que sempre que estivermos vencendo um trecho, já estará licitado o próximo. De modo que, com o início, que acredito ocorrer em agosto, a obra não pare mais até chegar em Ipameri, vindo de um contrato para o outro”, detalhou Pedro Sales. O edital para a contratação das obras do primeiro segmento será lançado pela Goinfra em abril, permitindo que os serviços tenham início no segundo semestre.
A duplicação da GO-330 põe fim a décadas de espera e, conforme destacou o presidente da Goinfra, é o primeiro passo na implantação de um “corredor de desenvolvimento” que, no futuro, se estenderá até Goiânia. “Será uma rota logística de conexão do nosso Estado com São Paulo e o Sudeste do país de uma forma geral.”
Momento histórico
O compromisso do lançamento da obra foi celebrado por prefeitos da região Sudeste de Goiás, que acompanharam a solenidade. O secretário de Estado da Infraestrutura, e ex-prefeito de Catalão, Adib Elias, destacou o avanço que a notícia representa para a cidade. “A gente não entendia como a quinta economia do Estado ainda não era beneficiada por uma duplicação. Catalão produz automóveis, minérios necessários para o agro, soja, milho. Será um trunfo de conforto, segurança e desenvolvimento para Goiás essa conexão com o Sudeste do Brasil.”
O prefeito de Catalão, Velomar Rios, também expressou alegria. “Vai nos dar conforto e segurança, já que a via atual tem muitas curvas acentuadas. A população aguarda ansiosa um benefício que será de todos os usuários.” Prefeito de Ipameri, Jânio Pacheco disse que a novidade representa a chegada de mais investimentos. “A duplicação vai conectar ao contorno de Ipameri, construído pela Goinfra, e que já nos rendeu investimento empresarial de R$ 200 milhões em nossa cidade.”
O projeto, elaborado com recursos do duodécimo estadual direcionado pelo deputado Jamil Calife, também foi reconhecido por parlamentares como intervenção de relevância para o Sudeste. Para reforçar o apoio à iniciativa, deputados fizeram a entrega simbólica do projeto ao presidente Pedro Sales.
“A duplicação da GO-330 irá atrair investimentos que vão culminar na geração de empregos. Demos o pontapé para colaborar com a promoção do crescimento da nossa região, para o avanço de Goiás”, ressaltou Jamil. Presidente da Alego, o deputado Bruno Peixoto celebrou o resultado como “um trabalho de união de esforços”.
Fotos: Silvano Vital
Etapas do processo seletivo foram conduzidas pelo Núcleo de Seleção da matriz do Hospital de…
Após duas semanas com informações parciais, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) está disponível…
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (2), proibir revistas íntimas vexatórias em visitantes…
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (2), o Projeto de Lei 2.088/2023, que…
O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, da Agência Goiana de Habitação (Agehab)…
Valores referentes ao período em que ficaram suspensos desde 2024, poderão ser parcelados de 5…
Este site usa cookies para aperfeiçoar a navegação