O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 começa no dia 15 de janeiro para quem decidiu pagar a parcela única, com desconto de 8%, e também para quem vai parcelar o tributo, independente do final da placa. A Secretaria de Estado da Economia informa que não houve aumento da alíquota do IPVA. O boleto pode ser emitido por meio do site goias.gov.br/detran, na aba “Consulta de veículos”, no Portal Expresso (go.gov.br) e ainda no aplicativo DetranGO ON.
O novo calendário se estende até outubro, com vencimento sempre no dia 15 de cada mês. Quando a data cair no fim de semana, o motorista vai poder pagar no primeiro dia útil seguinte. O cronograma antigo previa datas distintas para quitação do IPVA ao longo do ano. A alteração facilita a memorização do contribuinte.
Para as placas com finais 1 e 2, o pagamento do IPVA poderá ser feito em nove parcelas. Já para as placas de finais 3 a 0, em dez parcelas. A distinção ocorre por que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) define setembro como prazo para a renovação do Licenciamento Anual dos Veículos para os automóveis com finais 1 e 2 em todo o País.
Goiás tem uma frota de 4,8 milhões de veículos em circulação, mas nem todos pagam o IPVA. Existem isenções para PCD (Pessoa com Deficiência) – cerca de 12 mil pessoas utilizaram o benefício em 2024; e veículos com mais de 15 anos não pagam – cerca de 2,5 milhões de veículos. Também existe redução do imposto à metade para carros populares (veículos até mil cilindradas e motocicletas até 125 cc) e descontos para participantes do programa Nota Goiana, que variam de 5% a 10%. Ao todo, a frota tributável atinge dois milhões de veículos.
Saiba mais
A Secretaria da Economia disponibiliza vários canais para tirar dúvidas dos contribuintes de IPVA:
O prefeito de Goiânia informou a todos os integrantes do primeiro escalão que eles têm…
O Governo de Goiás publicou, na terça-feira (7/1), no Diário Oficial do Estado (DOE), o…
O prefeito de Trindade, Marden, participou nesta quarta-feira (08/01) de uma reunião com o reitor…
O Ministério Público de Goiás (MPGO) recomendou à Presidência da Câmara Municipal de Ceres que…
A recente sanção da Lei nº 15.077, de 27 de dezembro de 2024, trouxe alterações nas…
"Hoje é dia de dizermos em alto e bom som: ainda estamos aqui. Estamos aqui…
Este site usa cookies para aperfeiçoar a navegação