Lançado no dia 02 de abril deste ano, o Bilhete Único se consolidou como principal avanço da reestruturação do transporte coletivo com a liderança da prefeitura de Goiânia e do Governo de Goiás. Desde o início da gestão o prefeito Rogério Cruz focou no transporte coletivo. O programa, que receberá investimento de R$ 110 milhões por ano, já responde por 20,2% de toda a demanda do serviço da Região Metropolitana de Goiânia, apesar do pouco tempo decorrido desde que ele começou a existir.
De acordo com a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), os passageiros que adquiriram o Bilhete Único realizaram, em maio, 1,97 milhão de integrações. O programa permite ao usuário fazer até quatro integrações, em qualquer um dos 6.843 pontos de ônibus da região, durante duas horas e meia.
Embora esse tipo de bilhete exista, de forma semelhante, em outras capitais brasileiras e do mundo, a CMTC afirma que a modalidade válida em Goiânia se destaca pela amplitude territorial da integração que ela proporciona, uma vez que beneficia toda a rede metropolitana. “O sistema é o que há de mais eficiente no país em termos de integração na rede metropolitana”, afirma Cruz.
Outro avanço no transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia foi o Passe Livre do Trabalhador. Ao ser anunciado, gerou expectativa. Foi necessário antecipar da data para adesão das empresas, do dia 13 para o dia 11 de maio. Em menos de um mês, registrou 1.079 empresas cadastradas, com total de 10.676 funcionários beneficiados.
Inédita no país, a modalidade dá, ao usuário do transporte público, o direito de realizar oito viagens diárias, inclusive nos finais de semana e feriados. Há vantagens também para o empregador que, com o novo programa, economiza 20% na comparação com os gastos que ele tem no modelo tradicional de subsídio das passagens dos funcionários (bilhete de ida e volta, nos dias úteis).
Leia Também
Bilhete Único e Passe Livre do Trabalhador são dois dos programas que fazem parte do plano de reformulação do transporte coletivo da Região Metropolitana, normatizado pela lei complementar 169/21. Também já vale o pagamento por cartão de crédito e débito, inclusive por aproximação.
A possibilidade de pagar pela viagem com cartões de crédito e débito por aproximação se tornou um dos principais meios para os usuários do transporte público. Na ocasião do lançamento, o prefeito Rogério Cruz destacou que a modalidade “facilita o dia a dia dos goianienses e dos visitantes que precisam utilizar o serviço’”.
Novas ações
Além do Bilhete Único e o Passe Livre do Trabalhador, está previsto, para os próximos meses, o lançamento dos seguintes projetos: Cartão Família (para que até cinco pessoas embarquem com tarifa única aos finais de semana), Bilhetes Um Dia e Uma Semana (aquisição de bilhetes diário e semanal), Cartão-Pós-Pago e Bilhete Meia-Tarifa.
Outros serviços e benefícios completam o projeto de reestruturação do transporte público coletivo: renovação da frota, novos Eixos Anhanguera e Norte-sul, serviços complementares sob demanda, a exemplo do CityBus 3.0, serviço de bicicletas compartilhadas conectado aos terminais de integração, programa de implantação, reforma e manutenção de abrigos em pontos de parada de ônibus de toda Nova RMG.
“Caminhamos para tornar o custo do transporte mais justo por meio da nova modalidade de tarifação, renovação e ampliação da frota”, aponta Rogério Cruz. O prefeito frisa que a otimização da mobilidade urbana e integração metropolitana do transporte coletivo faz parte do plano de governo, e que as melhorias colocadas em prática representam o cumprimento desse compromisso.