Foi publicado pela prefeitura de Goiânia na manhã desta terça-feira (9) no Diário Oficial do Município (DOM), um novo decreto que libera 100% da presença do público nos estádios da capital.
De acordo com o documento, para que seja possível a presença de público nos estádios, será necessária a apresentação de documento de esquema vacinal completo ou teste PCR negativo para a COVID-19. O uso de máscaras continua obrigatório.
Segundo a secretária executiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luana Ribeiro, a retomada se deve por diversos indicadores, sendo um deles a atual porcentagem de vacinados.
“Goiânia tem avançado na vacinação da população e isso é muito positivo. Precisamos ampliar essa cobertura de vacinados para que possamos voltar às atividades de forma mais segura”, afirma a secretária.
Dados da SMS aponta que em Goiânia mais de 80% da população está vacinada com a 1ª dose e cerca de 60% com esquema vacinal completo. Além disso, a 3ª dose reforço em idosos segue sendo aplicada. Goiânia também antecipou de 12 para 8 semanas a segunda doses das vacinas Pfizer e Astrazeneca, na última segunda-feira (8).
Leia Também
No caso de público nos estádios, a SMS informou que as partidas anteriores serviram como testes e para adequações. “Todos os pedidos de correções necessárias foram enviados aos clubes, que foram adequando os locais de jogos com, por exemplo, a instalação de dispenser de álcool disponível a todos”, informou a secretária.
A secretária ainda explica que a baixa ocupação em leitos bem como os poucos casos confirmados nas testagens ampliadas trazem mais segurança para permitir a ampliação do número de pessoas nas partidas de futebol.
Leia também: