O corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Anderson Máximo de Holanda, tomou posse, na manhã desta quinta-feira (18), como integrante da nova diretoria do Instituto Goiano de Direito Agrário (IGDA), em Goiânia, para o biênio 2025/2027. A ocasião marca a reativação do núcleo que reunirá estudiosos, especialistas e operadores de Direito que debaterão práticas da temática agrária no Estado de Goiás. A sessão solene de posse aconteceu na Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), e contou com a presença do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Goiás (OAB-GO), Rafael Lara Martins.
Compuseram também a mesa diretiva da solenidade o presidente interino do IGDA, professor e jurista agrário Benedito Ferreira Marques; a vice-presidente da Casag, Larissa Junqueira Bareato; o presidente do Instituto Goiano de Direito Constitucional (IGDC), Fernando de Paula; o vereador por Goiânia, Edward Madureira Brasil; representando o Doutorato em Direito Agrário da UFG, professor Heriberto Marim; representando o Mestrado em Direito Agrário, professor Frederico Alves da Silva; e os novos presidente e vice eleitos do IGDA, Eliane Rodrigues e Paulo Pimenta, respectivamente.

Contribuição para a pauta da advocacia agrária
Ao discursar, o desembargador Anderson Máximo de Holanda frisou a importância de integrar e colaborar para pautas tão importantes como o Direito Agrário. “Retomo à Comissão Estadual de Soluções Fundiárias, já estando membro da Comissão Nacional, e me honro em integrar e somar para colaborar na atuação dessa matéria tão importante. O retorno desse instituto debate, acima de tudo, a busca de novas interlocuções e agir, entre outros debates, nas questões para pacificar conflitos e buscar soluções, através dessa expoente academia. Coloco-me à disposição como soldado, entusiasta e apaixonado na pauta, para contribuir e colocar à disposição a Corregedoria do Foro Extrajudicial para contribuir neste retorno do Instituto Goiano de Direito Agrário”, diz.

O presidente da OAB-GO, Rafael Lara, afirmou que “hoje traz de volta à luz um dos mais tradicionais institutos de direito do Estado de Goiás, o Instituto Goiano de Direito Agrário. Testemunhamos esse ressurgimento com tanta força que esse instituto já renasce grande. A Ordem fica honrada e feliz de participar, de forma entusiasmada e ansiosa por receber vocês, junto das nossas comissões, para que possamos nesse momento falar de forma tão necessária as questões agrárias”, ressaltou.
Leia Também
Agraristas do Estado de Goiás
O professor Benedito Figueiredo saudou a todos com o “Somos todos Agraristas”. E, em seu discurso, viu a retomada do Instituto como uma forma de debater pautas tão caras. “O IGDA nasce e renasce em datas especialmente importantes. Nasce dentro de um estado que já é vocacionado com a questão agrária. Pautas que não envolvem apenas a economia, mas a função social da terra com tanta relevância. É necessário este espaço para debatermos, de forma pujante e com nomes notórios do Direito Agrário”, afirmou.
Nova composição da Diretoria do IGDA
A presidente eleita do IGDA, Eliane Rodrigues, reforçou a necessidade dessa retomada de espaço. “A cada dia que passa, temos algo novo a ser discutido. E não adianta nós levarmos o direito agrário apenas para congressos internacionais. Estamos no Estado de Goiás e nosso direito agrário goiano é respeitado mundialmente, sendo referência. Pretendemos encher isso aqui de agraristas para que possamos ampliar as discussões.”, concluiu, dando boas-vindas à nova diretoria que está oficialmente empossada.
Leia mais sobre: Justiça / Justiça e Direito
Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares