bom relacionamento

Caiado destaca harmonia com Judiciário como pilar de sua gestão

Durante posse solene da desembargadora Laura Bueno, governador ressaltou diálogo institucional e parceria para queda histórica em indicadores de medidas socioeducativas

O governador Ronaldo Caiado destacou, nesta sexta-feira (20/02), o reconhecimento mútuo entre Governo de Goiás e Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) como pilar para o legado de progresso alcançado ao final da jornada à frente do Executivo goiano. “Goiás atingiu esse patamar de excelência e de aprovação junto à sua população, porque tive o apoio do Tribunal de Justiça nas horas mais difíceis”, afirmou. O posicionamento, em tom de despedida, foi apresentado durante solenidade de posse da desembargadora Laura Maria Ferreira Bueno realizada em Goiânia.

Caiado participou da solenidade acompanhado pela coordenadora do Goiás Social e primeira-dama, Gracinha Caiado, e pelo vice-governador, Daniel Vilela. Ao discursar no Plenário Desembargador Homero Sabino de Freitas, revisitou a trajetória como chefe do Executivo, ressaltando o diálogo e respeito que manteve pelo Judiciário. “Fui o governador mais assíduo nessa Casa”, pontuou. Ele citou a queda no número de jovens cumprindo medidas socioeducativas, de 1073 para 198. “Isso ocorre quando se tem um Poder Judiciário que realmente respalda e reconhece as ações do agente administrativo”, concluiu.

O presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, endossou a harmonia institucional. “Muito obrigado governador, pela relação republicana e sempre harmônica com o Tribunal de Justiça”, agradeceu em discurso. Ele deu boas-vindas à nova integrante da Corte. “Registro a satisfação institucional em recebê-la em nosso colegiado. Tenho por certo que os desafios que se apresentarem encontrarão resposta na experiência, na maturidade e na força interior que sempre orientaram sua vida pública. Seja muito bem-vinda”, disse.

O procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, utilizou o momento para se dirigir ao governador em tom de agradecimento. “O primeiro dever de todo homem é a gratidão. Só para dar um exemplo, [Caiado] apoiou e sancionou mais leis referentes ao MP do que todos seus antecessores somados. Então, só isso dá uma dimensão daquilo que proporcionou de crescimento à nossa instituição. Fica nosso registro público”, enalteceu. Ao falar à nova desembargadora, citou a conduta humana. “Tem benevolência, enxerga no outro um caminho para elevá-lo. Isso é um dom muito grande da sua vida”, disse.

Leia Também

Posse
O evento formalizou a posse da desembargadora, que já havia sido empossada de forma administrativa em janeiro deste ano. “Há apenas um compromisso a ser cumprido, o de nunca deixar de ressaltar os valores consagrados na Constituição Federal”, frisou Laura Bueno, ao acrescentar que vai “garantir uma maior diversidade de experiência e conhecimentos jurídicos nos debates”. A magistrada atuou como promotora de Justiça por quase 11 anos e como procuradora de Justiça do Ministério Público de Goiás (MPGO) por 25 anos. Ela ocupa a vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Beatriz Figueiredo Franco.

Laura Bueno foi escolhida por Caiado para assumir o cargo a partir de lista tríplice formada pelo Órgão Especial do TJGO, composta exclusivamente por mulheres. “Comprova a seriedade e a elevada responsabilidade com que, vossa excelência governador, fez as suas escolhas quando, como chefe de Estado, foi chamado a completar o processo constitucional de integração do Tribunal de Justiça pelas vagas do quinto”, reconheceu a desembargadora Ana Cristina Ribeiro Peternella França.

Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás, Rafael Lara; os prefeitos de Goiânia, Sandro Mabel, e de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela; do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás, Joaquim de Castro, entre outras autoridades.

Carreira
Laura Maria Ferreira Bueno, graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), ingressou no Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) em 1990 como promotora de Justiça. Posteriormente, em 1999, foi promovida ao cargo de procuradora de Justiça. Entre 2003 e 2005, ocupou o cargo de procuradora-geral de Justiça, o mais alto do MPGO, assumindo a responsabilidade de conduzir a gestão institucional do órgão. Atuou ativamente na área da infância e juventude, desenvolvendo iniciativas voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes.

Exerceu o cargo de subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, entre 2019 e 2021, com foco na articulação interna e no fortalecimento da atuação no Ministério Público. Além disso, integrou o Conselho Superior do Ministério Público, atuando como secretária do colegiado no biênio 2023-2025. Ocupou o Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor), unidade responsável pela promoção de soluções consensuais no âmbito institucional.

Fotos: Walter Folador


Leia mais sobre: / Justiça e Direito

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares