A solenidade de posse da desembargadora Laura Maria Ferreira Bueno será realizada nesta sexta-feira (20), às 16 horas, no Plenário Desembargador Homero Sabino de Freitas, na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em Goiânia. Sob a condução do chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Leandro Crispim, a cerimônia terá ainda a presença de magistradas, magistrados, autoridades dos poderes executivo e legislativo, representantes de instituições e demais convidados.
Laura Bueno já havia tomado posse como desembargadora, de forma administrativa, em solenidade realizada no dia 7 de janeiro deste ano, no Salão Nobre da Presidência do TJGO. Ela passou a ocupar a vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Beatriz Figueiredo Franco e destinada ao Ministério Público estadual, conforme previsão do Quinto Constitucional.
Definição
Então procuradora de Justiça do Ministério Público de Goiás (MPGO), Laura Bueno foi escolhida para assumir o cargo de desembargadora do TJGO pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, a partir da lista tríplice formada pelo Órgão Especial do TJGO, composta exclusivamente por mulheres.
O documento, com as três indicações, foi entregue ao chefe do Poder Executivo goiano no dia 12 de dezembro de 2025, pelo presidente do TJGO, Leandro Crispim. Além de Laura, integravam a lista as procuradoras de Justiça Lívia Augusta Gomes Machado e Villis Marra Gomes.
Perfil
Laura Maria Ferreira Bueno é graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Ingressou no Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) em 1990, como promotora de Justiça, e foi promovida ao cargo de procuradora de Justiça em 1999. Entre os anos de 2003 e 2005, ocupou o cargo de procuradora-geral de Justiça, o mais alto da estrutura do MPGO, sendo responsável pela condução da gestão institucional do órgão.
Leia Também
Ao longo de sua trajetória, atuou com destaque na área da infância e juventude, onde desenvolveu iniciativas voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes. Entre 2019 e 2021, exerceu a função de subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, com foco na articulação interna e no fortalecimento da atuação do Ministério Público.
No biênio 2023-2025, integrou o Conselho Superior do Ministério Público, atuando também como secretária do colegiado. Ocupou, ainda, o Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor), unidade responsável pela promoção de soluções consensuais no âmbito institucional.
Posse solene – Desembargadora Laura Bueno
Data: 20 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: 16 horas
Local: Plenário Desembargador Homero Sabino de Freitas, sede do TJGO, em Goiânia (GO)
Leia mais sobre: Justiça / TJGO / Justiça e Direito
Altair Tavares
Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares