Notícias • atualizado em 10/06/2019 às 10:00

“Queremos Goiânia mais alegre”, diz Iris ao inaugurar novas estações de bicicletas

Iris Rezende cumprimenta usuários de bicicletas compartilhadas no Parque Flamboayant (foto Paulo JOsé)
Iris Rezende cumprimenta usuários de bicicletas compartilhadas no Parque Flamboayant (foto Paulo JOsé)

“O objetivo principal desta criatividade, incluindo crianças, é fazer de Goiânia, a cada dia, uma cidade mais alegre”, disse, neste domingo (09/06), o prefeito Iris Rezende durante inauguração de quatro novas estações de bicicletas compartilhadas (duas adultas e duas infantis), o GynDeBike, no parque Flamboyant, Instituto Federal de Goiás e Praça do Sol. Patrocinado pela Unimed, e operacionalizado pela Serttel, a estrutura passa a contar com 200 bicicletas em 20 estações. A malha cicloviária está sendo recuperada, sendo que 80% do trabalho já foi concluído.

Durante o lançamento, Iris lembra que as bicicletas fazem parte da história de Goiânia. “Quando cheguei aqui adolescente, éramos a cidade do Brasil com maior índice desta forma de transporte por habitante”, disse. “Com o advento dos automóveis e das motos, fomos perdendo essa característica de capital da bicicleta”, cita. 

O prefeito afirma que “a nossa preocupação é voltar um pouco ao passado porque as bicicletas proporcionam oportunidades de lazer a todos”. Segundo ele, a secretaria municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) “trabalha há muito tempo um projeto para que, principalmente nos domingos e feriados, as vias fiquem mais seguras para as pessoas que as querem utilizar”. Durante a semana, o prefeito cita o esforço para aperfeiçoar e ampliar faixas exclusivas, ao citar que esse meio de transporte é importante instrumento para exercícios físicos.

Iris Rezende cumprimenta usuários de bicicletas compartilhadas no Parque Flamboayant (foto Paulo JOsé)

Iris também cita que, quando Pedro Ludovico iniciou a construção de Goiânia, as pessoas se espantaram com a largura das novas avenidas, que agora se tornaram pequenas para o grande número de carros existentes na cidade. “É por isso que estamos ajudando a construir uma nova cultura na cidade onde o uso da bicicleta é uma opção”, destaca. 

O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), Fernando Santana, disse que o sistema de compartilhamento de bicicletas é uma alternativa para os problemas de mobilidade dos grandes centros urbanos. “Com a sensibilidade do prefeito Iris Rezende, que pensa na cidade como um todo, a Prefeitura de Goiânia está fazendo a sua parte para tornar a cidade um exemplo de qualidade de vida”, pontua. 

Leia Também

Segundo o gestor da SMT, Goiânia tem condições ideais para a prática do ciclismo com sua geografia plana e já ocupa a oitava posição entre as capitais com maior malha cicloviária, tendo 100 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. A extensão é proporcionalmente maior que a de São Paulo, com 490 km, considerando a população das duas capitais. 

Em nome da Unimed, a vice-presidente Selma Trali comentou que a cooperativa médica está muito feliz de manter e ampliar a parceria com a prefeitura para melhorar a mobilidade urbana, a saúde e o lazer da população. Por sua vez, a presidente da Associação dos Moradores do Entorno do Parque Flamboyant, Luiza Barbosa de Oliveira, fez questão de agradecer pelo apoio à unidade de conservação. “Este parque foi criado pelo prefeito Iris Rezende e se tornou o mais bonito da cidade”, disse. Luiza falou em nome da comunidade de 30 mil pessoas que representa.


Leia mais sobre: Notícias

Recomendado Para Você