Goiás pode ganhar mais um deputado federal com articulação do novo presidente da Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que pretende construir um acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF) para alterar o número de deputados federais na Casa. Pela sugestão de Motta, a Câmara passaria a contar com mais 14 deputados, além dos atuais 513, totalizando 527 parlamentares.
O STF determinou que o número de deputados por estado deve ser revisto com base nos dados do Censo de 2022. A Corte fixou o prazo até 30 de junho deste ano para que o Congresso Nacional edite uma lei complementar revisando a distribuição das cadeiras conforme a população de cada estado.
Em entrevista à Rádio Arapuan, em João Pessoa, Motta defendeu que, mesmo com a mudança, não haja aumento de despesas. “Penso que a solução seria um grande acordo para aumentarmos 14 vagas, garantindo que nenhum estado perca representação”, afirmou o presidente.
“Temos que resolver essa questão até junho, e preciso da garantia de que o presidente Alcolumbre votará no Senado. Nosso compromisso é fazer o dever de casa para que essa medida não represente aumento de custos para a Casa”, acrescentou.
Uma projeção do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) indica que as novas estimativas populacionais alterariam a composição da Câmara em 14 estados: sete ganhariam cadeiras e sete perderiam.
Estados que perderiam vagas:
Estados que ganhariam vagas:
Fonte: Agencia Camara
À unanimidade, os membros do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás…
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, sob a gestão do prefeito Leandro Vilela, segue avançando…
O Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás aprovou o decreto legislativo de autoria da Prefeitura…
Acordo com o T-Hub, na Índia, assinado durante a missão governamental, amplia a presença de…
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), colegiado composto pelos ministros Alexandre de Moraes…
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta terça-feira (18) o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 33…
Este site usa cookies para aperfeiçoar a navegação