PUBLICIDADE
Categorias: Saúde

Mutirão realiza mais de 400 exames de colonoscopia na cidade de Goiás

Policlínica reuniu especialistas de várias partes do país para esforço concentrado de prevenção ao câncer de intestino, durante a campanha do Março Azul

A campanha do Março Azul, dedicada à prevenção e ao combate ao câncer de intestino, registrou mais de 400 exames de colonoscopia realizados na cidade de Goiás. O mutirão foi promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e as Sociedades Brasileiras de Endoscopia e Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia (SBCP).

PUBLICIDADE

A ação envolveu toda a população de risco — pessoas entre 45 e 70 anos — no município. Foram distribuídos cerca de 8 mil kits de coleta para o teste de sangue oculto nas fezes. Os pacientes com resultado positivo foram encaminhados para o mutirão de colonoscopia, exame capaz de identificar lesões no intestino grosso e delgado, como pólipos e tumores. Realizado entre 16 e 22 de março, o mutirão atendeu 423 pacientes, resultando na identificação de 462 lesões em 231 pessoas.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Rasível Santos, o Março Azul mobilizou toda a cidade. “Além dos exames, houve um trabalho intenso de conscientização feito por agentes comunitários de saúde e enfermeiros do município. O impacto foi enorme e muitos pacientes tiveram tumores e pólipos removidos, prevenindo a evolução para o câncer”, destacou ele.

PUBLICIDADE

Planejamento
O subsecretário de Políticas e Ações em Saúde da SES, Luciano Carvalho de Moura, explicou que a cidade de Goiás foi escolhida pela Sobed e pela SBCP para sediar a campanha em nível nacional. “Foi um grande privilégio para o município e para o estado, com um planejamento minucioso de meses”, relatou Moura.

Leia Também

A superintendente de Regionalização da SES, Érika Lopes, contou que o mutirão de colonoscopia reuniu 65 médicos voluntários de várias partes do país, profissionais de referência na área, além de enfermeiros, servidores da Policlínica e da Prefeitura. “Foi um grande esforço conjunto para oferecer atendimento de qualidade. A campanha teve um impacto tão significativo para a saúde pública que deve servir como modelo para um Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Intestino”, adiantou.

PUBLICIDADE

Continuidade
Apesar do fim do mutirão, os exames de colonoscopia continuam regularmente na Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho. São oferecidas 120 vagas por mês para pacientes da cidade e região, com agendamento via Central de Regulação Estadual, mediante encaminhamento médico.

Foto: SES-GO

Redação - Altair Tavares

Posts recentes

Câmara aprova Lei da Reciprocidade Comercial e texto vai à sanção

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (2), o Projeto de Lei 2.088/2023, que…

% dias atrás

Novas casas populares serão construídas em Goiânia

O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, da Agência Goiana de Habitação (Agehab)…

% dias atrás

Ipasgo Saúde retoma envio de coparticipações

Valores referentes ao período em que ficaram suspensos desde 2024, poderão ser parcelados de 5…

% dias atrás

Moraes nega pedido para prender Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quarta-feira (2) o…

% dias atrás

Mabel assina convênio para regularização de imóveis na Região Noroeste

O prefeito Sandro Mabel assinou, nesta quarta-feira (2/4), convênio com a Empresa Estadual de Processamento…

% dias atrás

Daniel Vilela confirma disponibilidade do estádio Serra Dourada para jogos do Campeonato Brasileiro

Após anunciar para o dia 15 de abril a assinatura do contrato entre o Governo…

% dias atrás